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20/04/2017 16h31 - Por Agência BeeDesign
Toda empresa possui dados de suas atividades, clientes, fornecedores, operações, vendas, enfim, várias informações pertinentes. Mas como usá-las de forma assertiva?
É comum traçar objetivos empresariais baseados em fatos decorrentes de um terminado período, buscando através disso compreender o presente e delinear soluções e alternativas para o futuro. O Business Intelligence surgiu com esse propósito.
Foi utilizado pela primeira vez em torno do ano de 1865 por Millar Devens, seu intuito era descrever como um bancário da época conseguiu lucrar, ao obter informações e tomar atitudes com ela.
Com o passar dos anos, houve a consolidação do Business Intelligence nas empresas, em 2000 surge pela primeira vez o termo SaaS (Software as a Service),Soluções de softwares, que antes eram compradas e instaladas nas empresas, passam a ser comercializadas em modelo de mensalidade, com acesso feito diretamente pela internet. Isso afeta positivamente o BI, que logo adere à essa tendência.
Em 2011 absorveu tecnologias do momento (Big Data, Cloud Computing, Data Visualization, Mashups, Mobile, Análises Preditivas, Busca, Experiência do cliente online, Redes Sociais).
Tudo isso proporcionou geração de indicativos de gestão, integração de dados de múltiplas fontes, maior capacidade de análise de dados, e conseguinte mais conhecimento do próprio negócio. A estimativa para 2017 é que 80% dos diretores executivos de dados atuem na maximização do valor dos dados, e em paralelo continuar trabalhando para minimizar seus riscos.
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